Postagens

Mostrando postagens de outubro, 2025

Inteligência artificial e games - um ensaio

Imagem
Olá. Eu estou decepcionado, bravo, revoltado e com vários outros sentimentos ruins em relação às Inteligências Artificiais (IAs). A coisa é tão pra baixo e tão extensa que estou até com dificuldade de organizar as ideias e fazer as ligações entre elas. Então segue aqui um rascunho mais ou menos organizado pra ver se sai alguma coisa razoável e, depois, eu tento um texto mais conciso pra por na revista, que TALVEZ saia em janeiro.

Visão de um consumidor sobre o Game Pass

Imagem
Antes de começar: CALMA. Faça um plano, mas não saia gastando dinheiro por uns dois meses para ver qual vai ser a reação da Micro$oft com relação ao que o público está fazendo. Se 300 reais é uma grana alta pra você, não saia comprando jogos caros ainda: pega umas promoções pra ir passando o tempo e aguarda pra ver o que vai acontecer. Dito isso, vamos ao texto. O Game Pass praticamente dobrou de preço agora em outubro de 2025. Quando eu digo isso, estou falando da categoria do serviço de assinatura da Microsoft que traz lançamentos no dia 1, que é o que a maioria das pessoas tinha e aquele que a empresa usava (e eu acho que continua usando) para fazer propaganda. Gastar mais dinheiro para ter o mesmo serviço de assinatura que você já tinha claramente é ruim, mas eu não acho que seja só isso e eu gostaria de conversar a respeito.

Assassin's Creed IV: Black Flag - meu 2º jogo da Ubisoft

Imagem
Antes de começar, sou obrigado a dizer que meu contato com jogos de mundo aberto da Ubisoft tinha sido praticamente inexistente até este ano, 2025. Não sei dizer se foi em agosto ou setembro, mas depois de ver um pouco sobre, me deu muita vontade de jogar Immortals Fenyx Rising (2020). Pesquisei preços por um tempo e achei a mídia física por um valor bacaninha, 60 reais. Fui lá e comprei. Pode até não parecer, mas é muito importante pra mim dar o mínimo de dinheiro possível para a Ubisoft por diversos motivos. Enfim, joguei e até fiz um review aqui no blog .

A guerra dos consoles acabou e quem perdeu fomos nozes

Imagem
O Nintendo Switch original é um dos 5 consoles mais vendidos da história e seu sucessor, o Switch 2, está batendo recordes de venda no ano de lançamento. Enquanto isso a Sony declarou para os seus acionistas que o PlayStation 5 já deu mais lucro que todos os seus antecessores. Sobra a Microsoft, que gastou dezenas de bilhões de dólares para comprar vários desenvolvedores e publicadores de jogos, mas, fora do Game Pass, ela praticamente não oferece vantagens para que o consumidor compre um Xbox Series S/X. Só a estadunidense parece não ter uma estratégia clara e isso ainda piorou com aumento de preço do seu serviço de assinatura.